top of page
Foto do escritorPriscila Battistella

Black Fraude ou Friday?

Cuidados você deve ter para aproveitar as promoções. 


A Black Friday é uma época propícia para comprar produtos a preços reduzidos, mas também pode ser um período de fraudes e armadilhas financeiras.  



A Black Friday se consolidou na última década como uma importante data de vendas para o comércio. O evento acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, ou em períodos mais longos como as “Black Week” ou mesmo durante o mês de novembro inteiro com o “Black November” com o objetivo de esvaziar estoque de produtos dos lojistas antes da temporada de Natal. 


Originalmente nos Estados Unidos, a promoção foi criada para oferecer descontos imperdíveis de mais de 50% no preço de tabela dos itens à venda. Desde 2010, a promoção também foi incorporada ao calendário do comércio brasileiro. O problema é que os preços por aqui não baixam tanto e muitas vezes a propaganda oferta descontos irreais de até 90%. No Brasil, a Black Friday passou a ser chamada de Black Fraude, o que afeta a confiança de consumidores para a data. 


Apesar de haver descontos e promoções reais, a baixa confiança dos consumidores é fato no Brasil. Uma pesquisa com 23,5 mil internautas do site Reclame Aqui aponta que 48,8% consideram a data uma “Black Fraude”. Os golpes durante a Black Friday podem ser de duas naturezas: a elevação de preços na véspera, conhecida como Black Fraude, ou o cibercrime, golpes para roubar dados financeiros dos consumidores. Nos dois casos, o consumidor acredita estar estabelecendo uma relação de confiança, mas está sendo enganado. Saiba como evitar as fraudes e o que fazer caso venha a se tornar uma vítima. 


Como evitar a Black Fraude na Black Friday:


A melhor forma de evitar a indesejada situação de fraude nas compras de Black Friday é planejar a lista de compras com antecedência e fazer um monitoramento de preços. O ideal é que o consumidor saiba o que quer comprar na data um ou dois meses antes para poder comparar preços e fabricantes. 


Um dos golpes mais comuns é o desconto falso, que consiste em aumentar o preço dos produtos antes da Black Friday e depois reduzi-los, fazendo parecer que estão oferecendo um desconto.  


Como a fraude também pode estar configurada em preços abusivos de frete ou não aplicação de desconto no check out, o consumidor deve estar atento durante toda a jornada de compra e venda. Depois de concluída a transação, o pedido de estorno costuma ser mais demorado, estando entre as reclamações frequentes dos consumidores insatisfeitos. 


Outra situação que exige atenção do consumidor é a segurança digital em relação à operação de compra online. Os cibercriminosos aproveitam as datas nas quais as pessoas estão mais predispostas a gastar para praticar estelionato, ou seja, convencer o consumidor a fechar um negócio vantajoso. 


Mas lembre-se que se um negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe. O melhor a fazer é negociar pelos canais e com pessoas com as quais você já estabeleceu uma relação de confiança. 


Deixe para experimentar novos negócios em outras ocasiões e com produtos de valores mais baixos. Mas, se você cair em um golpe de roubo de dados pessoais ou financeiros nesta época, não deixe de reunir o máximo de provas e registrar o boletim de ocorrência.


Entre em contato, pelo WhatsApp, e vamos agendar um bate-papo, sem compromisso! Já estamos com a lista de espera para a nova mentoria de 2025!


Prih Battistella

Sua Mentora em Inteligência Financeira Feminina 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page