Começar um negócio ou manter uma empresa aberta requer vários tipos de planejamento.
Produção, vendas, marketing, compras e pessoal são exemplos dos controles que um negócio deve ter. Mas também é preciso pensar e planejar com cuidado os recursos financeiros da empresa ou do negócio, afinal, o planejamento financeiro é o coração do seu empreendimento.
O início do planejamento financeiro do seu negócio deve ser pelo Fluxo De Caixa. Este controle é a operação primordial em qualquer tipo de empresa, indiferente ao tamanho do faturamento anual, pois, todas as compras e as vendas passam obrigatoriamente pelo caixa.
Por isso, organizar um plano de contas irá facilitar a visão estratégica do fluxo de caixa. Por exemplo, se a receita gerada no dia foi feita através de pagamentos de clientes, ou se houve uma devolução de fornecedor, se o recebimento foi feito via cartão (crédito ou débito), dinheiro, cheques, ou se foi recebido de um crediário.
Sobre as despesas, o plano de contas irá esclarecer se os valores pagos naquele dia foram para fornecedores essenciais ou se foram gastos não previstos. Também há como separar o tipo de pagamento feito, se foi por boleto, dinheiro, cheques, cartões, etc...
Conhecendo o fluxo de caixa, é possível Projetar o Caixa da empresa.
Essa projeção irá proporcionar à empresária segurança baseada em indicadores reais para que decisões como investir em novas ferramentas, proporcionar aumento de salário para a equipe, organizar uma promoção de vendas e investir em marketing, possam ser tomadas sem que a ação comprometa as finanças futuras do negócio.
Para montar a projeção de caixa é preciso ter histórico do fluxo de caixa da empresa, pois, conforme você acumula as informações de entrada e saída do dinheiro do caixa da empresa é possível projetar os dados para o futuro, podendo estimar com qual saldo iniciará o mês seguinte, qual é a estimativa de entrada e saída do caixa e qual é a previsão anual para o fluxo de caixa da empresa.
A projeção de caixa, também permite que você conheça o calendário da sua atividade. Conhecer os dias dos vencimentos da folha de pagamento do pessoal, os vencimentos dos impostos, os vencimentos dos fornecedores, os dias em que mais clientes fazem pagamento, ou os dias de maior movimento na loja, se for o caso.
Saber os dias do mês que a empresa tem maiores gastos e mais recebíveis auxilia no planejamento de ações de vendas e de promoções, bem como a organização dos fornecedores evitando pagar juros.
Portanto, manter o fluxo de caixa da empresa organizado é a forma mais fácil de conseguir projetar as receitas e as despesas para o futuro, para que as decisões tomadas sejam as mais assertivas possíveis, para que caso haja algum imprevisto, possa ser corrigido o mais breve e com menor ônus para a empresária.
Mulher, Seu fluxo de caixa está bagunçado, sem indicadores e/ou perdeu o controle do que entra e sai? Eu estou aqui pronta para te ajudar a resolver isso! Com mais de 15 anos de experiência, teórica e prática, em inteligência financeira, já resolvi a vida de dezenas de empresárias que estavam na mesma situação. Com uma mentoria 100% personalizada e individual, vou te ajudar a olhar para dentro, organizar toda sua vida financeira e te mostrar como inteligência financeira é mais do que matemática, é comportamental! Me envia uma mensagem, clicando aqui, e vamos conversar!
Prih Battistella Sua Mentora em Inteligência Financeira Feminina
Comments