Controlar e gerenciar as finanças é um passo importante para ter e manter a empresa saudável e sustentável ao longo prazo.
Porém, infelizmente, é comum a empresária cometer alguns erros em relação a gestão financeira do negócio. Por isso, trago os cinco principais erros da gestão financeira:
1️⃣ Não possuir um planejamento estratégico, ou esquece-lo dentro de uma gaveta pode ser um erro fatal para o negócio. Afinal, é com o planejamento estratégico que é possível definir e conhecer as metas, as ações e as necessidades que a empresa irá ter, e é importante lembrar que todas essas ações dependem de um orçamento e esses valores devem estar previstos, para que não haja surpresas com o caixa da empresa.
2️⃣ Não controlar o fluxo de caixa. É preciso e necessário saber toda a origem do dinheiro que entra e que sai do caixa da empresa, e isso é muito mais do que acompanhar os lançamentos no extrato do banco e organizar uma tabela. Controlar o fluxo de caixa serve para planejar ao longo prazo, para compreender as sazonalidades do negócio e permite conhecer o futuro financeiro da empresa, auxiliando em metas de vendas e ações de crescimento do negócio.
3️⃣ Misturar as despesas pessoais com o caixa da empresa também é um erro que deve ser evitado. Apesar de parecer que o dinheiro é o mesmo, já que a origem da renda familiar pode ser oriunda do caixa da empresa, é preciso que haja uma divisão dos orçamentos familiar e do negócio. Afinal, gastos pessoais como alimentação, vestuário, faculdade dos filhos, aluguel de casa não são despesas da empresa. Assim como as compras de material de escritório, funcionários e equipamentos não são gastos pessoais.
4️⃣ Vender pelo preço errado. Começar um negócio nem sempre é uma tarefa tranquila, e as vezes ofertar um serviço ou produto pelo preço que o mercado já vende ou porque acredita que está dentro de um valor aceitável pode parecer mais fácil, mas isso na verdade pode ser o gargalo dos lucros da empresa. Portanto, calcular o preço correto, levando em consideração todo o processo de manter o negócio funcionando e ter boas negociações com os fornecedores é primordial para a sustentabilidade da empresa.
5️⃣ Não possuir um sistema de gerenciamento. Concordo que para começar a organização e criar um fluxo de caixa as tabelas isoladas são um bom início, mas com o tempo ter um sistema que gerencie e organize todo o fluxo financeiro, deste a sua origem até a venda (com lançamento fiscal), com cálculos de margem de lucratividade, custo real dos produtos e/ou serviços e acompanhamento de recebimento do cliente, com cadastros e informações confiáveis são de extrema necessidade para o crescimento do escritório, consultório e de qualquer tipo de negócio.
Por fim, esses erros são comuns e podem ser mais difíceis de resolver do que parece.
No texto eles não foram elencados por ordem de importância porque ao se tratar de gestão financeira, o negócio deve ter analisado individualmente e suas particularidades são levadas em conta, por isso, o que pode estar sendo um empecilho de crescimento para uma empresa pode não ser o entrave de outra.
Caso ainda surja dúvidas ou precise de auxílio para organizar seu planejamento financeiro, entre em contato, através deste link, será um prazer lhe responder.
Com minha mentoria, você estará mais segura sobre seu dinheiro, sabendo de informações essenciais para o seu crescimento e para trilhar um caminho mais inteligente.
⚜️ Com 15 anos de atuação na área financeira, ofereço MENTORIA DE INTELIGÊNCIA FINANCEIRA FEMININA, que perpassa em todas as áreas da sua vida, te ajudando a mensurar o que precisa ser mensurado, entender o que precisa ser entendido e especialmente, transformar o seu relacionamento com suas finanças!
Prih Battistella
Sua Mentora em Inteligência Financeira Feminina
Kommentarer