top of page
Foto do escritorPriscila Battistella

Por que ter uma reserva de emergência é importante?

Ninguém está livre de passar por uma situação inusitada e difícil, não é mesmo?


E por muitas vezes a rápida recuperação dessa situação pode estar a apenas “uma reserva de distância”. Sem essa reserva, entrar em situações ainda mais difíceis é muito comum, pois em um momento de desespero acabamos pensando menos racionalmente e agindo por impulso, e por vezes, os empréstimos rápidos e com dinheiro na hora parecem ser a melhor solução, porém, esses são os juros mais caros e com as taxas de financiamentos mais altas, que no fim, além de não ajudar, irão piorar ainda mais a situação.



Principalmente para quem pretende se arriscar em algum tipo de investimento, seja empreender em um novo negócio ou mesmo investir no mercado de opções por exemplo, mesmo que o planejamento tenha sido muito bem feito, ter uma reserva de emergência é uma forma de manter a segurança até que os negócios comecem a andar e o lucro comece a surgir.


Quanto devo juntar em uma reserva de emergência?


Para saber qual é o valor que você deve ter para a reserva de emergência, leve em consideração o seu padrão de vida e principalmente como você organiza seu dinheiro. Portanto, não importa se você vai juntar aos poucos, ou se vai separar uma grande quantia por mês, o que importa mesmo é que você comece e faça disso uma das suas prioridades.


De forma geral, sugere-se que você tenha guardado o valor equivalente a três meses de seus gastos fixos e semi-fixos, ou seja, os gastos essenciais. Portanto, se você gasta em torno de mil reais por mês com as despesas essenciais, você deve ter ao menos três mil reais guardados. Obviamente que isso vai depender da sazonalidade do seu trabalho, por exemplo, se você for prestador de serviço e tiver mais serviços no verão, deverá pensar em uma reserva de emergência que cubra os gastos durante o inverno. Leve em consideração também o tamanho da sua família e a organização financeira da casa como um todo.


Para não depender de financiamentos, empréstimos ou quaisquer outras soluções desesperadoras, é preciso se planejar para manter a reserva de emergência estável e segura. Comece organizando suas contas, pois sem o controle você poderá estar gastando mais do que ganha e aí sim, guardar dinheiro ficará difícil. Então, tenha o orçamento em dia. Conheça a sua atual situação financeira. Saiba o valor que você ganha, e exatamente o quando você gasta, todos os meses. Só assim você conseguirá manter o plano coerente, além disso, mantenha um teto de gastos, para que fique mais fácil manter o foco nas prioridades.


Caso você tenha dividas, antes de começar a juntar dinheiro, pense em quita-las e organizar esses pagamentos o quanto antes. Caso contrário, essa sua conta atrasada irá levar toda a sua reserva de emergência. E lembre-se, comece sempre pagando as contas que tem juros maiores e as que são essenciais para você, afinal, dívidas geram dívidas.

Outro ponto importante, é saber diferenciar o que é desejo do que é urgência.


Você precisa saber discernir o que é uma emergência de verdade e o que é um simples capricho desesperado e momentâneo trajado de necessidade! Caso contrário, tudo pode virar uma emergência e você pode ficar vulnerável aos riscos do dia-a-dia, gastando mais do que o planejado. Portanto, a melhor maneira de decidir se é aceitável usar esse dinheiro é lembrar do OBJETIVO pelo qual ele está sendo guardado: trata-se de uma reserva de emergência, portanto, deve ser usado apenas para tal ocasião.


Esse valor só pode ser usado para outros fins, caso o Custo de oportunidade da compra de outro item seja muito menor do que manter o dinheiro guardado. Mas lembre-se, caso você use o valor da reserva, ele deve ser reposto o mais brevemente possível!


E se você mulher, quiser conversar mais sobre finanças, entre em contato. Será um prazer conversar com você!

 

 Entre em contato, pelo WhatsApp, e vamos agendar um bate-papo, sem compromisso!


Prih Battistella

Sua Mentora em Inteligência Financeira Feminina


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page